terça-feira, 12 de outubro de 2010

Introdução à campanha: "Coração do Dragão"




Um roubo audacioso no local considerado de maior perigo e segurança nos mundos de fantasia: o covil dum antigo dragão vermelho. E quando esta criatura não é apenas o rei dos homens que habitam a região, mas também de toda a raça de dragões chamejantes, a façanha toma proporções de lenda. O destino de um deus, seu povo e seu reino, está nas mãos leves de uma ladra de Cohlen, e de seus improváveis companheiros.

Ou será que é o próprio destino que estão pondo em risco ao se intrometerem em assuntos acima do alcance dos mortais?

Assim começa a campanha Coração do Dragão, um grande arco de histórias ambientadas no mundo de Tormenta. Como a maioria das narrativas épicas, é a história de como pequenas pessoas podem protagonizar (inadvertidamente, de início) acontecimentos maiores que os próprios deuses, inclusive.

Diferentemente de outras campanhas --todas inacabadas, diga-se de passagem--, essa surgiu sem qualquer aviso prévio, fruto de uma malfadada aventura-de-uma-tarde-só (a conhecida one-shot). A premissa era simples: um grupo poderoso de aventureiros malvadões a serviço de Sckhar, dragão-rei de Sckharshantallas, que servia à criatura como agentes de elite, de maneira parecida aos Escolhidos de Beluhga. Cada um dos personagens era complexo e dramático... até demais.

Resultado: a aventura (e o jogo) terminou no mesmo dia em que começou, com o grupo em crise se separando devido à forte personalidade de cada um. Dentro de jogo, quero dizer.

E o que foi motivo último de encerrar as coisas para o nosso mestre, pra mim foi a súbita inspiração dum fascinante enredo, com seus rumos imprevisíveis e heróis impossíveis. 

Então resolvi passar tudo da cabeça para o papel e, agora, do papel para a mesa e ver no que dá. Graças à disposição e boa vontade de alguns jogadores, posso colocar em prática um modo muito particular de contar histórias, o qual espero ser, no final das contas, emocionante --apesar de problemático.

A campanha usará (à princípio) material da 4ª edição do Dungeons & Dragons e do cenário brasileiro de Tormenta, além de elementos inesgotáveis da série de rpgs eletrônicos Final Fantasy, pois foi nela que encontrei os primeiros fundamentos de profundidade e personalidade numa história interativa.



Para aqueles que tiverem o interesse (pelo menos os meus jogadores... espero!), o material criado para as aventuras será disponibilizado aqui, sem restringir-se somente à 4ª edição: adeptos de Tormenta RPG, Pathfinder, GURPS e até D&D 3.5 podem esperar encontrar algo de utilidade por estes lados.

Ditas estas coisas, acho que os dados já podem oficialmente rolar.

4 comentários:

  1. aew! Muito massa.
    Agora a pergunta que não cala, quando agente começa?
    Queria ver algo do historico dos personagens.

    Bela ideia esse blog
    Flw,
    Chico

    ResponderExcluir
  2. Ué? Não ficou marcado pra todo domingo à noite? Então é provável que comecemos neste domingo mesmo, dia 17!


    Quanto ao histórico dos personagens, sem problemas! Seriam minhas próximas postagens, algo que falasse especificamente sobre eles!

    'Inté!

    ResponderExcluir
  3. E esse blog vai ser atualizado com que periodicidade?

    ResponderExcluir
  4. Tentarei (mas não prometerei) uma vez a cada sessão ou duas, pelo menos até me desafogar desta bendita monografia!

    Mas o próximo post já vem por aí... ;)

    ResponderExcluir

Deixe aqui seu educado comentário. O Computador agradece, Cidadão!